Notícias
Publicação sobre a atratividade agrícola das Zeólitas
cover
09/12/2018

Foi publicado um artigo sobre a atratividade agrícola das Zeólitas:

"A atratividade agrícola das zeólitas

Entre as suas características destacam-se a sua capacidade para reter humidade e nutrientes, ajudar a dessalinização dos solos, e o seu potencial uso como fertilizante de ação lenta.

Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018 às 8:30

Contra os maus odores. A zeólita tem-se ocupado, entre outras coisas, de mitigar os odores desagradáveis nos criadouros de animais, devido à sua particularidade de capturar o amónio presente nos seus excrementos.

Crédito: El Mercurio

Luis Muñoz G.

As Zeólitas são uma família de minerais de origem vulcânica e natural, que possuem propriedades e características extremamente atraentes para o negócio agrícola. Entre eles, destacam-se a sua capacidade de reter humidade e nutrientes, ajudar a dessalinizar o solo e o seu uso potencial como fertilizante de ação lenta. Tudo isso repercute na obtenção de maior eficiência nutricional e na redução dos custos de produção da exploração.

"A Zeólita é uma ferramenta especialmente importante em áreas onde a água é escassa, devido às suas propriedades de absorção e adsorção. De fato, é capaz de reter em torno de 30% ou 40% do seu peso em água, por isso otimiza o uso dos recursos hídricos ", diz Rodrigo Mundaca, engenheiro agrónomo e especialista em agricultura orgânica, que conhece as zeólitas desde o final da década de oitenta.

Rodrigo Mundaca:


“Na criação intensiva de porcos, por exemplo, um animal precisará de cinco meses para chegar a um porco com 90 quilos. No entanto, se a zeólita for administrada na sua dieta, o tempo diminuirá para três meses ”.


Mas isto não é tudo: se forem incorporados como material de enchimento em fertilizantes completos, as zeólitas podem reduzir a lixiviação de fertilizantes sintéticos a quase zero, isto é, eliminam quase completamente a contaminação das águas subterrâneas; e tornam as culturas muito mais eficientes na assimilação e conversão de nutrientes.

Da mesma forma, têm sido utilizados com sucesso para mitigar a emissão de maus odores, especialmente em criadouros intensivos, pois possuem a particularidade de capturar o amónio presente nos excrementos de animais, desodorizando um local específico.

Da mesma forma, as zeólitas têm sido utilizadas nas dietas dos animais, graças à sua capacidade de capturar micotoxinas e melhorar a conversão produtiva. "Na criação intensiva de porcos, por exemplo, um animal precisará de cinco meses para atingir o leitão - 90 quilos -. No entanto, se a zeólita for administrada na sua dieta, o tempo diminuirá para três meses, porque ele tem uma conversão melhor e retém as micotoxinas, tornando os suplementos alimentares muito mais eficientes ", explica Rodrigo Mundaca.

De fato, no mundo, a zeólita é amplamente conhecida e usada na agricultura. Em Cuba, por exemplo, chegamos ao que é conhecido como culturas zeopónicas, onde o mineral é usado como substrato.

No Chile, no entanto, a realidade é completamente diferente. Embora o país seja um lugar favorável para encontrar este mineral - especialmente no Cordón de Frellones - o conhecimento sobre o seu uso e utilidade é limitado, o que levou ao fato de que, atualmente, não há produto comercial para uso agrícola, com base na zeólita. "O mais próximo disso é um produto que foi utilizado para mitigar a emissão de maus odores nas camas dos gatos", diz Rodrigo Mundaca, que em 2005 já fez um trabalho com esse mineral, utilizando-o para melhorar as propriedades físicas do solo destinado à produção de abacates orgânicos na província de Petorca, na região de Valparaíso.

A experiência

Em 2012, a Sociedade de insumos orgânicos (SIO), onde Rodrigo Mundaca é chefe técnico, apresentou um perfil de projeto para a Fundação para a Inovação Agrária (FIA), onde a intenção era incorporar zeólitas em sistemas de compostagem sob a premissa de três cenários: aceleração dos processos de degradação da matéria orgânica; redução e eliminação da microbiologia nociva dos fertilizantes derivados de processos de compostagem; e entrega de húmus nutricionalmente melhorado, a partir da alta troca catiónica que o mineral apresenta e sua capacidade de capturar certos componentes importantes para a produção agrícola, como nitrogénio, potássio, fósforo e cálcio, entre outros.

A experiência, que foi monitorada em grande parte por Juan Carlos Galaz, engenheiro agrónomo da FIA, era montar um delineamento em blocos ao acaso por dois anos, onde trabalhou com quatro tratamentos: um sub zero de chamada (controlo sem zeólita) e três com misturas variáveis de zeólitas. A primeira inclui 400 kg de zeólita por pilha, o segundo e o terceiro 800 kg e 1600 kg. Note-se que neste período todos os tratamentos permaneceram constantemente numa dose de guano (1,2 toneladas) e azoto (1,2 toneladas) e que cada um inclui três repetições.

O resultado dos quatro tratamentos foi, segundo o especialista, excelente: "Todas as hipóteses que sustentaram a investigação foram cumpridas".

Rodrigo Mundaca:
"A zeólita é uma ferramenta especialmente importante em áreas onde a água é escassa, devido às suas propriedades de absorção e adsorção. Na verdade, é capaz de reter cerca de 30% ou 40% do seu peso em água, por isso otimiza o uso de recursos hídricos ".


Em concreto, os processos de degradação da matéria orgânica estabilizaram aos 96 dias e obteve-se um produto final livre de microbiologia nociva e enriquecido nutricionalmente.

Isso, na prática, significa um húmus com um pH ligeiramente ácido, quase neutro (6,5-7); nenhum problema de salinidade, abaixo de 5 milímetros; e com uma relação média de carbono-nitrogénio de 17-18 partes de carbono para um de nitrogénio. A isto acrescenta-se que as baterias que receberam o mineral receberam menos irrigação do que as que não o receberam.

O futuro e os custos

Com o fim do projeto, é hora de fazer determinações. No caso de Rodrigo Mundaca e a sua equipa, a intenção é transformar essa experiência na produção de adubo orgânico enriquecido com zeólita, que terá como principais destinatários os pequenos e médios produtores de árvores frutíferas com folhas resistentes, principalmente abacate e cítricos, na região de Valparaíso. "A ideia é começar com isso, mas numa segunda etapa pretendemos trazer os benefícios das zeólitas para todo o Chile", diz ele.

Como o uso de zeólitas influencia os custos dos produtores? Embora os números não possam ser dados, Rodrigo Mundaca explica que os custos de incorporação em sistemas de compostagem por quilo de produto acabado são bastante marginais para os produtores. "O mesmo acontece se você quiser incorporar esse mineral em estratégias para melhorar a retenção de humidade, tornar os regimes de água mais eficientes ou reduzir a zero a lixiviação causada pela aplicação de fertilizantes sintéticos nitrogenados", diz ele."

 
ZEOCEL presente no dia aberto da DRAP Centro sobre a cultura do arroz no Baixo Mondego
cover
09/05/2018
A ZEOCEL apoia o Dia Aberto da DRAP Centro sobre a cultura do arroz no Baixo Mondego. Foi aplicado CELTONITA no campo de ensaio.
 
Fale connosco